Canguçu, domingo, 28 de abril de 2024
Menu

Azeite produzido em Canguçu tem safra 100% maior do que em 2022

Verde Louro Azeites tem produção de 32 mil litros neste ano


O azeite de oliva brasileiro vem ganhando força. Mesmo que, atualmente, 99% dos azeites consumidos aqui ainda sejam importados, o 1% restante, produzido em regiões mais ao Sul do Brasil, vem galgando cada vez mais espaços. Um exemplo é a Verde Louro Azeites, de Canguçu, que anunciou uma safra de mais de 32 mil litros de azeite em 2023, o dobro do registrado no ano passado.

A empresa nasceu em 2011 na cidade, com a primeira safra ocorrendo em 2016, já que as oliveiras levam entre 4 e 5 anos para dar seus frutos. “Desde 2017, ano seguinte da nossa primeira safra, já tivemos 66 premiações internacionais, sendo 39 delas com medalha de Ouro. O azeite nacional ainda é pouco conhecido, embora a realidade venha mudando”, comenta a diretora da empresa, Mita Fuhrmann.

Colheita precoce

Segundo Mita, a safra atual, como as demais, foi produzida com uma colheita precoce, que dá origem a azeites de mais qualidade. “O custo é maior, pois conseguimos aproveitar 10 a 12% da azeitona”, destaca.

Atualmente, a Verde Louro trabalha com oito variedades de azeites, sendo cinco delas de produção contínua. “Como um produto natural, temos todas as influências de clima, por isso por vezes não conseguimos produzir uma ou outra variedade”, explica. Além dos monovarietais (uma variedade de azeitona), Mita explica que são produzidos blends (com mais variedades de azeitonas), além de uma linha kids. “A linha kids foi pensada olhando para dentro de casa. Meus filhos gostam de azeite, mas de variedades mais leves e frutadas, produzidas com azeitonas mais maduras. Assim, somos pioneiros em criar uma linha específica para crianças no Brasil”, conta a empresária. Atualmente, a marca produz as variedades Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Frantoio, Picual, Coratina, Blend e as linhas kids Koroneiki e Arbequina.

*Com informação Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação/Azeite Verde Louro