Zona Sul dispara no número de casos positivos e de mortes em razão da Covid-19
O número de contaminados e de mortes pela covid-19 na região Sul do Estado vem aumentando de forma desenfreada nas últimas semanas. De acordo com o boletim epidemiológico do Consórcio Azonasul, divulgado na noite dessa quarta-feira (15), os diagnósticos positivos da doença na região já somam 1.544, sendo que 1.049 já estão recuperados. Quanto ao […]
O número de contaminados e de mortes pela covid-19 na região Sul do Estado vem aumentando de forma desenfreada nas últimas semanas. De acordo com o boletim epidemiológico do Consórcio Azonasul, divulgado na noite dessa quarta-feira (15), os diagnósticos positivos da doença na região já somam 1.544, sendo que 1.049 já estão recuperados. Quanto ao total de mortes, 49 pessoas perderam a batalha contra a doença. Fazendo um comparativo, a Zona Sul iniciou julho registrando 703 casos e 15 mortes. Em apenas 12 dias, de 4 a 15 de julho, os índices, principalmente o de mortes, deram um salto. Foram 33 óbitos neste período na região – o equivalente a três mortes por dia.
Rio Grande e Pelotas são os dois municípios que lideram o ranking das 22 cidades que compõem a região no que diz respeito ao número de casos e óbitos confirmados da covid. Até as 22h15 de ontem, Rio Grande registrava 730 pacientes infectados e 30 mortes ao total, enquanto que Pelotas contabilizava 485 casos e nove óbitos. No entanto, na manhã desta quinta-feira (16), a prefeitura de Pelotas anunciou a 10ª vítima da covid no município: um homem, de 67 anos, que estava internado na UTI Covid do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde o dia 20 de junho. Mais este óbito eleva para ao menos 50 vidas perdidas para a covid-19 na região.
De acordo com o G1 RS, o número de mortes por conta da covid-19 em Rio Grande cresceu 400% neste mês e corresponde a 61% dos óbitos da região. O município, que já foi considerado, em meados de maio, a cidade portuária brasileira na qual a pandemia estava mais controlada, está atulmente com 538 pacientes recuperados e aguarda o resultado de 35 exames. É o município do interior do Estado com o maior número de mortes registradas nas últimas semanas e o segundo de todo o RS, atrás somente de Porto Alegre.
Pelotas também ostentava um título louvável durante essa pandemia – a de cidade brasileira com mais de 200 mil habitantes que ainda não havia registrado mortes em decorrência do novo coronavírus até junho. Mas, neste mês, o cenário mudou e, além dos óbitos e total de casos positivos, o município contabiliza 317 pacientes recuperados e espera o resultado de 129 análises. O número de pacientes internados por conta do novo coronavírus também não para de crescer no município. Nessa quarta, 30 pacientes encontravam-se hospitalizados – oito de cidades vizinhas e 17 deles em leitos de UTI.
Além de Pelotas e Rio Grande, as cidades de São Lourenço do Sul, São José do Norte, Canguçu, Piratini e Santa Vitória do Palmar já registraram óbitos pela covid.
Confira a relação completa e mais atualizada da pandemia na região:
Fonte: Blog do Juarez