Canguçu realiza abertura oficial da Semana da Pátria 2026
Solenidade ocorreu no Altar da Pátria e marcou o início da programação, que segue com atividades cívicas nas escolas e será encerrada no dia 7 de setembro
Canguçu realizou, na manhã desta terça-feira (1º), a abertura oficial da Semana da Pátria 2026. A solenidade ocorreu no Altar da Pátria, na Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, e teve como tema “Brasil, Pátria que amamos, história que construímos”.
Durante a cerimônia, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao estudante da rede municipal Guilherme Borges Fonseca, que faleceu na segunda-feira (31).
Um dos momentos da solenidade foi o deslocamento do Fogo Simbólico da Pátria, conduzido pelo DTCEA-CGU/CINDACTA II até o Altar da Pátria. O acendimento do fogo foi realizado pelo prefeito Arion Braga.
Na sequência, ocorreu o hasteamento dos Pavilhões e a Saudação à Pátria, realizada pelo 1º Tenente Rogério Corrêa Colares, comandante do Pelotão de Bombeiros Militar de Canguçu.
A programação da Semana da Pátria segue ao longo dos próximos dias com a realização de horas cívicas nas escolas. As atividades buscam valorizar a história, a cultura e a formação cidadã entre os estudantes.
O encerramento da programação acontece no dia 7 de setembro. A partir das 8h30, será realizada a 1ª Corrida da Cidade de Canguçu. Já às 13h30, ocorre o Desfile das Forças Vivas da Comunidade em Homenagem à Pátria.
A programação de encerramento deve reunir a comunidade em uma celebração voltada à valorização da história, da cultura, da cidadania e do compromisso coletivo com o futuro.