Defesa Civil estadual apresenta ações de proteção para os municípios em reunião com a Famurs
Prefeitos puderam apresentar dúvidas e sugestões no primeiro dia do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil
Durante o primeiro dia do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil (CIPDC), a Defesa Civil estadual se reuniu com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A ocasião proporcionou a oportunidade de prefeitos trocarem ideias e promover a integração entre os diferentes atores do sistema de Proteção e Defesa Civil. Durante o primeiro dia, também foram realizadas oficinas com os gestores municipais de Defesa Civil para construção do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil. O congresso, promovido pelo governo do Estado, por meio da Defesa Civil, e pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño).
“O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, que está sendo construído junto ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, é um instrumento que sustenta a nossa Política Estadual de Proteção e Defesa Civil. Nós não queremos construir esse plano sozinhos, e nossa política traz o conceito de integração, de governança integrada. A Política Estadual, assim como a Política Nacional, não vê a Defesa Civil como um órgão, e sim como um sistema, e para que o sistema funcione bem precisamos atuar juntos, em sinergia, de forma integrada”, destacou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, na abertura da reunião. “Os grandes protagonistas desse sistema são os municípios, e uma vez que temos municípios fortalecidos, nós temos o sistema fortalecido”, enfatizou Boeira.
“Nós temos que aperfeiçoar a nossa cultura de lidar com riscos. Nós precisamos ter instrumentos que permitam a multissetorialidade, a interoperabilidade, a transversalidade. Que todos sejam escutados para que a gente possa ter mais clareza nas nossas ações. Por mais capacidade que tenha o Estado, que tenha o município, nós temos que nos tornar fortes juntos” complementou o subchefe de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Santigo Dias de Castro.
Ações para fortalecimento das equipes pelo Estado
Mencionando as ações voltadas aos municípios, coronel Boeira lembrou a compra de kits operacionais que serão entregues a 73 municípios, contando com um conjunto operacional composto por uma pick-up leve, um gerador de 10Kva e quatro rádios transceptores multibanda, compra que deve ser entregue nos próximos meses. Também falou sobre o edital que destina recursos a municípios que contam com unidades de Bombeiros Voluntários, com o objetivo de melhorar as forças de resposta dos municípios gaúchos que não possuem unidades do Corpo de Bombeiros Militar.
Outro ponto levantado por coronel Boeira foi a resolução de repasse de recursos via Fundo a Fundo lançada no dia 17 de junho, voltada para ações municipais de mitigação e preparação a desastres. A iniciativa integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), lançado pelo governo no mesmo dia.
Participação dos municípios
O diretor do escritório do Iclei Brasil e secretário-executivo adjunto do Iclei América do Sul, Rodrigo Corradi, destacou a grande presença dos municípios no evento e nas oficinas, pontuando que serão realizadas também oficinas territorializadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul para a elaboração do Plano Estadual.
Em uma rodada de falas, os prefeitos e representantes apresentarem questões relativas a Defesa Civil em seus municípios. Dúvidas e sugestões a respeito do repasse de recursos foras as principais demandas da reunião, e os prefeitos também trouxeram questões relativas ao sistema de Defesa Civil como um todo.
Fonte: Governo RS