Doze apenados do Presídio de Canguçu recebem certificado de qualificação profissional em climatização
A formação foi ministrada pelo Senai e viabilizada por meio de edital da VEC de Piratini
Com foco na ressocialização e na ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e a Polícia Penal, por intermédio da 5ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), certificaram 12 pessoas privadas de liberdade (PPLs) no curso de instalação e manutenção de condicionadores de ar tipo split convencional e inverter. A formação, ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), teve sua conclusão realizada na sexta-feira (13), no Presídio Estadual de Canguçu (Pecang).
Com carga horária de 72 horas, a capacitação foi viabilizada por meio de edital da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Piratini e está fundamentada na Lei de Execução Penal (LEP), que estabelece o trabalho e a educação como deveres sociais e condições essenciais à dignidade humana. A legislação também prevê que as atividades laborais considerem as aptidões individuais e as demandas do setor produtivo, com vistas à futura reintegração social do egresso.
A qualificação possibilita aos participantes a emissão de parecer técnico na área, ampliando as perspectivas de empregabilidade após o cumprimento da pena. A iniciativa integra a política de tratamento penal voltada à formação profissional, promovendo autonomia, valorização pessoal e condições concretas para o reingresso no convívio social.
Para o titular da SSPS, Jorge Pozzobom, esta certificação representa, de forma concreta, o compromisso do Estado com uma execução penal que transforma realidades. “Ao promovermos a qualificação profissional de PPLs, reafirmamos que o trabalho e a educação são instrumentos efetivos de dignidade, responsabilização e oportunidade. Mais do que ensinar uma profissão, estamos criando condições reais para que esses cidadãos retornem à sociedade com autonomia, preparados para o mercado de trabalho e distantes da reincidência”, afirmou.
Já o administrador adjunto da Pecang, Tiago Machado, acredita que inserir os custodiados neste contexto é oferecer uma formação alinhada às necessidades reais do mercado e com amplas possibilidades de empregabilidade. “Vivemos um momento em que a área de climatização está em plena expansão, impulsionada pela crescente demanda por conforto térmico e eficiência energética nos mais diversos ambientes. Esse curso representa, portanto, uma oportunidade efetiva de mudança de trajetória, permitindo que, ao conquistarem a liberdade, esses apenados possam exercer uma profissão digna, gerar renda e reconstruir seus projetos de vida de forma autônoma e responsável”, concluiu.