Canguçu, sexta-feira, 6 de março de 2026
Menu

FESTCAP chega à 20ª edição celebrando a identidade cultural de Canguçu

Festival da Cultura Alemã e Pomerana começou nesta sexta-feira (18) e envolve 1,5 mil estudantes em dois dias de apresentações artísticas


O 20º Festival da Cultura Alemã e Pomerana (FESTCAP) começou nesta sexta-feira (18), em Canguçu. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes e reúne cerca de 1,5 mil estudantes da rede municipal em apresentações artísticas, culturais e pedagógicas voltadas à valorização das origens germânicas da região. A abertura oficial está marcada para o sábado (19), às 13h30.

Durante dois dias, o FESTCAP mobiliza escolas, professores, famílias e a comunidade em uma imersão nos traços culturais herdados dos imigrantes alemães e pomeranos, que integram a identidade local. Danças tradicionais, poesias, contação de causos, apresentações musicais e exposições de artesanato são algumas das expressões que ganham espaço nos palcos do evento.

O festival destaca-se pelo envolvimento das escolas de educação infantil ao ensino médio, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), em apresentações tanto no palco principal quanto no espaço da ETEC, com programações simultâneas.

A programação do 20º FESTCAP ocorre em dois dias e está dividida entre dois palcos principais. Nesta sexta-feira (18), o Palco 1, no Ginásio Municipal, recebe as apresentações da Educação Infantil ao 5º ano, com danças, música e o Baile de Integração das Escolas. No mesmo dia, o Palco 2, na ETEC, reúne atividades culturais como poesias, causos e apresentações musicais dos estudantes dessa mesma faixa escolar. No sábado (19), o evento segue com as turmas do 6º ao 9º ano, Ensino Médio e EJA. O Palco 1 volta a sediar as danças e apresentações coletivas, enquanto o Palco 2 concentra declamações, contações de causos e músicas individuais e em grupo.