Com 36 mil kits distribuídos, governo transforma a maternidade de quem mais precisa com o programa Mãe Gaúcha
Iniciativa estadual fortalece vínculo mãe-bebê com a disponibilização de enxoval para os recém-nascidos
Lançado pelo Governo do Rio Grande do Sul no início de 2024, o programa Mãe Gaúcha tem transformado a maternidade de quem mais precisa. Até o momento, foram distribuídos 36 mil kits com itens essenciais para os primeiros dias de vida. Um total de 327 municípios já aderiu à segunda edição da iniciativa, que começou em novembro de 2024 e segue aberta para inscrições.
A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), atende gestantes em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo vínculos por meio da entrega dos kits de enxoval – os quais incluem itens como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias. Para participar, as mães que vivem nos municípios inscritos precisam estar com o pré-natal em dia, ser inscritas no Cadastro Único, receber o benefício do Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição na inciativa federal.
Compete às prefeituras participantes a entrega dos kits diretamente às beneficiárias. As prefeituras são responsáveis por prestar contas semestralmente das entregas. Os polos de distribuição estão localizados em Lajeado, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Para se inscreverem, os municípios devem enviar um termo de adesão, assinado pelo prefeito, junto aos demais documentos indicados no edital, para o e-mail.
Fonte: Governo do RS