Eduardo Leite troca PSDB pelo PSD e assume comando da sigla no RS
Após 24 anos no PSDB, governador gaúcho oficializa filiação ao PSD e se coloca como possível nome à Presidência em 2026.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, formalizou nesta sexta-feira (9) sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O anúncio foi feito pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, que também confirmou que Leite passará a presidir o diretório estadual do partido no Rio Grande do Sul.
A mudança marca o fim de uma longa trajetória de 24 anos no PSDB, partido com o qual Leite construiu sua carreira política e que está atualmente em processo de fusão com o Podemos.
Durante o evento de filiação, Leite sinalizou disposição para participar ativamente do cenário político nacional nas eleições de 2026. Ele afirmou que está aberto a colaborar com a construção de uma candidatura à Presidência da República que tenha como objetivo superar a polarização ideológica no país – inclusive, segundo ele, podendo liderar esse projeto.
“Muito feliz e motivado com minha filiação (ao partido)— um espaço de diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil real. Aqui encontrei a convergência necessária para superarmos a polarização e construirmos um país mais unido”, declarou o governador.