Obra do Lote 1 da ERS-265 deve começar no 2º semestre
Trâmites da licitação iniciam na próxima semana e devem durar 90 dias, anuncia Diretor Geral do DAER durante Audiência Pública
Em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Canguçu, o Diretor Geral do DAER, Luciano Faustino, confirmou que a obra do Lote 1 da ERS-265, entre Canguçu e Alto Alegre, deve começar no segundo semestre de 2025. A informação foi recebida com expectativa pelo público presente, que lotou o plenário para acompanhar os encaminhamentos da pauta que há anos mobiliza lideranças políticas e a comunidade da região Sul.
De acordo com Faustino, os trâmites para a licitação da obra terão início já na próxima semana, com a revisão da documentação pela Central de Licitações do Estado (Celic) e a publicação do edital, que ficará aberto por 30 dias. “O tempo médio de tramitação é de 90 dias. Com isso, acreditamos que a obra possa ser iniciada no segundo semestre”, declarou o diretor. O valor empenhado para a execução do trecho de 10 km é de R$ 42 milhões, liberado pela Secretaria da Fazenda no dia 6 de maio.
Durante sua fala, Faustino explicou que a obra faz parte de um planejamento maior, que prevê a execução em três lotes, somando um investimento de cerca de R$ 160 milhões. Além disso, adiantou que o Governador Eduardo Leite autorizou o início do processo licitatório do projeto do Lote 4, que contempla o trecho entre Cancelão (Piratini) e Pinheiro Machado.
O diretor também foi enfático ao abordar as dificuldades anteriores enfrentadas nos processos de licitação, que acabaram desertos ou com problemas contratuais com empresas. “Estamos trabalhando para evitar os erros do passado e garantir que o novo processo tenha êxito e resulte, de fato, na obra tão esperada pela população da região”, pontuou.
No que diz respeito à manutenção da rodovia, Faustino reconheceu que houve entraves contratuais que levaram empresas a abandonarem os serviços. No entanto, garantiu que há previsão de retomada dos reparos emergenciais a partir de junho.
A audiência pública foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia, Turismo e Transporte da Câmara de Vereadores de Canguçu. Além de Luciano Faustino, compuseram a mesa o presidente do Legislativo, Jardel Oliveira (Progressistas), o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), o vice-prefeito de Canguçu, Ariel Timm, o coordenador do Movimento SOS 265, Cláudio Quevedo, e os presidentes das Frentes Parlamentares em defesa da ERS-265 de Piratini e Pinheiro Machado, Alex Mattos e Vivi Alves, respectivamente.