90 anos do Carisma de Francisco em Canguçu
Colégio Aparecida completa 90 anos na sexta, dia 1º
Em 2014, meses antes de ingressar no Curso Normal do Colégio Aparecida, ao deixar os documentos de matrícula na secretaria da instituição, a cada setor e canto da escola que fui conhecendo, alguém me desejava “Paz e Bem”. Num primeiro momento, a saudação soava estranha, afinal, porque alguém, assim, logo de cara, me desejaria palavras tão fortes e positivas sem nem ao menos me conhecer? O nome disso é o dom do carisma! Carisma que o Colégio Aparecida carrega e mantém vivo, há 90 anos, no coração de cada um que ali está ou passou. Mais que uma simples saudação, é uma manifestação espiritual no coração dos escolhidos. Escolhidos para ter uma vida com os passos guiados pela fraternidade.Foi lá que ouvi, no meu primeiro dia de aula, a seguinte frase: “uma vez franciscano, sempre fransciano”. E passado o tempo, dou total razão para a pessoa que disse isso. Afinal, somos contagiados pela atmosfera espiritual e educacional que o Aparecida respira. Pioneirismo, inovação e tradição, são esses os sustentáculos que tornam real o ensino lá ofertado, através de práticas ativas, voltadas, também, aos valores franciscanos. Mais instigante ainda é constatar que a grande maioria da população canguçuense não necessariamente estudou por lá, mas tem memórias com o educandário. Na ousadia de formar integralmente seres humanos e pensantes, a instituição é o berço das memórias.
O carisma extrapola os muros marrons e ganha o colorido dos olhares, cada vez que um franciscano transborda a sua filosofia naquilo que toca. Assim como Francisco de Assis um dia descobriu a resposta de suas buscas, nas inquietações do Evangelho, o CFNSA continua a tocar corações através das inquietações do poder do conhecimento.
No ano em que a Campanha da Fraternidade versa sobre a amizade social, também lembramos das causas sociais, das lutas e das adversidades que o colégio passou, venceu ou engajou ao longo de sua história. O Aparecida, desde 1º de março de 1934, convida à reflexão sobre a beleza da fraternidade, dia a dia, na construção de uma sociedade mais justa, à luz dos passos educativos.E na cintilância de emocionar as almas e direcionar corações (alguns, até, jornalísticos, como eu), sabemos que tudo está interligado, sob o plano da nossa Casa Comum. Não se faz 90 anos à toa. Não se escrevem 90 páginas no Livro da Fraternidade em vão. Para toda a missão, seja educativa, seja pessoal, seja religiosa, seja social, sempre existirá um porquê e quem busca o Aparecida assim o encontra.Sem esquecer da preceptora do projeto educacional, encabeçado pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e da Caridade Cristã, que foi Madre Madalena, lançamos o nosso olhar ao futuro. Em meio às incertezas sobre a Paz e as dúvidas que muitas vezes pairam sobre os domínios do Bem, que o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida jubile na certeza de que Deus Cuida, Ele Sempre Cuida.
Por Luiz Almeida