Cheias no Rio Grande do Sul: rios das bacias do Caí, Taquari e Uruguai mantêm tendência de elevação
Após chuvas intensas no sábado (18) provocarem aumento do nível dos rios, Serviço Geológico do Brasil intensificou a emissão de boletins de alerta hidrológico
Municípios das bacias do Caí, Taquari e Uruguai, no Rio Grande do Sul, enfrentam cheias de grande porte e a tendência ainda é de elevação do nível dos rios. É o que indicam boletins de alerta hidrológico, divulgados no sábado (18/10) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Após chuvas intensas na madrugada que provocarem inundações em diversos locais, o SGB intensificou a operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias do Caí, Taquari e Uruguai. Todos os boletins estão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) .
Segundo as previsões, há possibilidade de cheia severa em todos os municípios atendidos pelo SAH Taquari : Santa Tereza, Muçum Encantado, Estrela, Bom Retiro e Taquari. Todos permanecem em elevação, alguns apresentam sinais de redução de intensidade de elevação, provavelmente por estarem ocupando planícies, explica o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência de Porto Alegre, Franco Buffon.
Fonte: Governo Federal