IMAGEM: primeiros funcionários de Canguçu
A imagem mostra os primeiros funcionários públicos de Canguçu. A fotografia foi tirada em 1857. Entre os municipários, estão José Ignácio Moreira, Vicente Ferrer de Almeida e Antônio Joaquim Bento, registrados como pioneiros do trabalho púbico no município. – Na imagem, os dois primeiros são ex-funcionários dos ministérios farrapos e, respectivamente, da Justiça e da […]
A imagem mostra os primeiros funcionários públicos de Canguçu. A fotografia foi tirada em 1857. Entre os municipários, estão José Ignácio Moreira, Vicente Ferrer de Almeida e Antônio Joaquim Bento, registrados como pioneiros do trabalho púbico no município.
–
Na imagem, os dois primeiros são ex-funcionários dos ministérios farrapos e, respectivamente, da Justiça e da Câmara Municipal de Canguçu. Os agente públicos possuem parentescos conhecidos como sendo trisavós dos ex-prefeitos Gilberto Moreira Mussi e Odilon Almeida Mesko.
–
Conforme registros existentes, Mesko e Mussi atuaram pela cultura local e representaram o município na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Na imagem, ainda aparece Antônio Joaquim Bento que foi “professor régio” de meninos, uma denominação existente naquela época para quem atuava com licenciatura.
–
Bento foi pai do ex-intendente de Canguçu, de 1905 a 1917 Coronel Genes Gentil Bento e avô do ex-prefeito Conrado Ernani Bento que atuou em mais de um mandato, de 1932 a 1935, de 1935 a 1937 e de 1952 a 1956. O professor também é trisavô do antigo vereador Conrado Ernani Bento Neto.
–
Fonte: acervo da Biblioteca Municipal