Canguçu, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Menu

Comunidade Quilombola canguçuense participa de minissérie de reportagens

Na última sexta-feira (5), através da Coordenadoria de Etnias, vinculada a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, integrantes da Comunidade Quilombola Maçambique, participaram como fonte de entrevista da minissérie “Nação Preta do Sul”, realizada pela TV Nação Preta, de Porto Alegre. Durante o momento, foram entrevistadas mulheres da comunidade, que falaram sobre a relevância da […]


Na última sexta-feira (5), através da Coordenadoria de Etnias, vinculada a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, integrantes da Comunidade Quilombola Maçambique, participaram como fonte de entrevista da minissérie “Nação Preta do Sul”, realizada pela TV Nação Preta, de Porto Alegre.

 

Durante o momento, foram entrevistadas mulheres da comunidade, que falaram sobre a relevância da regulamentação do território quilombola, a sua organização e seus trabalhos artesanais.

 

A TV Nação Preta é um canal voltado para produção e promoção de conteúdos focados na valorização da Cultura Negra no Brasil. Neste projeto específico, chamado “Nação Preta do Sul”, o objetivo é a valorização da cultura negra no Rio Grande do Sul, com uma minissérie de seis episódios com lançamento previsto para abril deste ano.

 

A TV Nação Preta, de Porto Alegre, consiste em um canal produção independente na plataforma do YouTube, aberto em 2015, que surgiu do Programa Nação, anteriormente exibido na TVE e TV Brasil.

 

A motivação do projeto surge da necessidade de visibilidade e atenção para pautas da negritude, que além de possuir sua cultura pouco valorizada no Brasil, ainda é alvo dos altos índices de homicídios e violência no país.

 

Este projeto em específico foi selecionado em primeiro lugar no edital de Produções Culturais, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), através da Lei Aldir Blanc.