Canguçu, sexta-feira , 18 de abril de 2014 , 20h23
 
Acompanhe-nos:
Indique esta matéria para um amigo por e-mail
Comente nesta matéria
Versão para impressão
Versão para impressão sem foto
EVENTOS - 31/03/2012
Praias de So Loureno: opo de tranquilidade e boa infraestrutura
Foto: Arthur Martinez/Divulgao
Altas temperaturas, a condio das guas, claras e salinizadas, alm das belas paisagens contriburam uma temporada de vero especial em So Loureno do Sul

Mais uma temporada de verão chega ao fim, mas esta de 2011/2012 foi especial para São Lourenço do Sul. As altas temperaturas aliadas à salinização da Lagoa dos Patos proporcionaram águas límpidas e quentes para os banhistas. Os pescadores da região comemoraram a excelente safra de camarão e tainha. E aliada à ajuda da natureza, esteve a infraestrutura completa oferecida pelo município aos turistas ávidos por um veraneio refrescante às margens da Lagoa dos Patos.

São Lourenço do Sul, localizada a 195 km ao sul de Porto Alegre, tem três belas praias de águas rasas e tranquilas: Nereidas, Ondinas e Barrinha. Nos cinco quilômetros de orla do município, os banhistas podem encontrar refúgio para o sol, por vezes escaldante, embaixo dos muitos plátanos, figueiras e coqueiros presentes à beira da lagoa.

O tempo seco e o calor intenso do verão de 2012 fez com que a água do mar entrasse em quantidade maior na Lagoa dos Patos, deixando-a mais salgada neste ano, conforme explica Sabine de Souza, bióloga da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de São Lourenço do Sul. Fenômeno como este não acontecia desde 2007. Em decorrência da salinidade, os banhistas são presenteados com uma água mais clara, sendo possível visualizar os peixes nadando.

Não só os banhistas ganharam com a maior quantidade de sal na água, as espécies marinhas migradoras vêm cumprir seus ciclos vitais na Lagoa dos Patos, deixando-a repleta de peixes e crustáceos, para a felicidade dos que vivem da pesca.

Pescador desde a década de 70, Djair Lopes de Oliveira, 59 anos, conta que a quantidade de camarão na Lagoa dos Patos neste ano foi uma grande surpresa para todos.

– Normalmente a água do mar entra na lagoa em outubro. Este ano foi mais tarde, acabou vindo somente em dezembro. Meus colegas e eu pensávamos que nem íamos ter safra de camarão nesta temporada –  lembra Oliveira.

A água quente e salgada é propicia para a reprodução de camarões, assim como a de tainha, como explica Oliveira. Dados da Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio apontam a super safra de camarão e tainha deste ano como uma das maiores dos últimos 10 anos. Esta marca se torna um importante registro no desenvolvimento da economia da região, já que cerca de 300 embarcações de pesca artesanal trabalham na captura do crustáceo em São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Tapes.
 
Lazer em São Lourenço do Sul

Uma série de atividades pode ser realizada nas águas da Lagoa dos Patos. Passeios de escuna percorrem durante uma hora as praias do município, sendo possível a quem está a bordo uma vista privilegiada das belezas naturais da lagoa. Aos amantes dos esportes, aulas de Windsurf e Kitesurf podem ser agendadas.

O interior do município reserva um cenário de paisagens naturais a ser explorado como mais uma opção de entretenimento. O ambiente rural pode ser apreciado no Caminho Pomerano, um roteiro desenvolvido para resgatar as raízes da colonização alemã presentes em elementos da arquitetura e culinária lourenciana. A Fazenda Sobrado, cenário importante na história da Revolução Farroupilha, também está aberta a visitação. No local, podem ser feitos passeios a cavalo.

Infraestrutura
O visitante que planeja sua visita a São Lourenço do Sul terá à sua disposição uma rede hoteleira com mais de 1,3mil leitos, nos 15 hotéis e pousadas, além de imóveis para locação por temporada. Outra opção para os turistas, é o Camping Municipal. O local tem capacidade para receber 1,2 mil barracas e trailers. Quem optar pelo acampamento, terá a sua disposição infraestrutura completa com cantina, supermercado, área de lazer com praça de brinquedos, canchas de areia para a prática de futebol, voleibol e bocha. Das churrasqueiras coletivas e 42 individuais estão distribuídas pelo camping que conta com oito conjuntos de sanitários, duchas ao ar livre, tanques e pias para a lavagem de roupas e utensílios domésticos.

Lagoa dos Patos
Com um comprimento de 280 km no sentido Norte-Sul e 60 km no seu ponto mais largo, no sentido Leste-Oeste, a laguna possui uma área superficial de 10.144km². A Lagoa dos Patos começa na ponta do Itapuã, ao Norte, e termina no Canal do Rio Grande, ao Sul, ponto em que se liga com o Oceano Atlântico, onde recebe as águas salgadas, as quais temporariamente ocupam grande parte da laguna.

Importante para o desenvolvimento do Estado, a Lagoa dos Patos foi durante muito tempo o meio pelo qual mercadorias e pessoas viajam entre Porto Alegre e Rio Grande, único porto do Rio Grande do Sul no século 18. Um século após, com a instalação da Colônia de São Lourenço, formada por imigrantes alemães, a navegação na Lagoa dos Patos teve um grande salto. Por suas águas eram transportados milhares de toneladas de produtos característico da produção da pequena Colônia como laticínios, suínos e derivados, trigo, centeio, cevada, aves, ovos, mel.

O historiador Jairo School Costa acredita que se não fosse a Lagoa dos Patos e sua navegabilidade o desenvolvimento da Província de São Pedro teria demorado muito tempo para acontecer. “Talvez esta área nem fosse brasileira, mas sim espanhola, pois o próprio deslocamento militar para defesa das fronteiras sulinas contou com a facilidade de navegação pela Lagoa dos Patos e Mirim”, destaca.

Mais informações sobre o turismo em São Lourenço do Sul podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, pelos telefones (53) 3251-9519, 3251-9518 e 3251-9500 ou pelo site www.saolourencoebomdemais.com.br ou www.saolourencodosul.rs.gov.br ou pelo email turismosls@gmail.com.

Informações: Comunicar Brasil – www.comunicarbrasil.com.br

Confira também:
Galeria de fotos: Vinte lutadores e milhares de pessoas participam do Canfight
Patrick Valtrik, adversrio de Alemo Pipa, treina Jiu-Jitsu h oito anos
Doze lutas movimentam a segunda edio do Canfight neste sbado
Grupo Barro Nos io realiza trilha com representantes de 50 municpios
Regio receber mostra de mquinas e inventos para agricultura familiar
Conhea os representantes estrangeiros que participaro do 2 CanFight
Veja a galeria de mais de 250 fotos do show da Chimarruts em Canguu
Comentários
Total de comentários: 0 0 comentário(s) - Clique aqui e seja o primeiro a comentar
 
1) Vote na sua candidata preferida para Rainha da 8 FECICAN
2) Vote na sua candidata preferida para Bonequinha da 8 FECICAN
17.04.14
Vdeo: Assista a luta entre Daniel ...
17.04.14
Eletromveis: promoes imperdveis ...
17.04.14
Mirasul transportes: fretes com os m...
17.04.14
Comunidade Bom Pastor convida a todo...
17.04.14
Nos 35 anos do Laboratrio Grace Bet...
17.04.14
Loja Ponto a Ponto oferece workshop ...
17.04.14
Restaurante Bem Servir: nesta quinta...
17.04.14
Casa do Alemo traz Rock Star e Band...
16.04.14
Imagens espetaculares mostram como f...
16.04.14
Curta o melhor do futebol com a Afub...
1
Vai viajar no feriado? Veja os horrios de ...
2
Restaurante Bem Servir: nesta quinta experim...
3
Aberta a votao popular para escolha das so...
4
Envie foto do seu animal de estimao para o...
5
Casa do Gacho: confira a grande variedade e...
 
1
Bolo Mamma Pizza: leitor acerta o p...
2
Andiara Machado Luiz a Gata desta ...
3
Sete toneladas de pescado devem ser ...
4
No txi: Mulher presa pela Polcia...
5
Artigo: Barbosa Lessa, uma obra sot...