Canguçu, quinta-feira, 18 de setembro de 2014, 06h36
Compartilhe:
EVENTOS - 31/03/2012
Praias de São Lourenço: opção de tranquilidade e boa infraestrutura
Foto: Arthur Martinez/Divulgação
Altas temperaturas, a condição das águas, claras e salinizadas, além das belas paisagens contribuíram uma temporada de verão especial em São Lourenço do Sul
Altas temperaturas, a condição das águas, claras e salinizadas, além das belas paisagens contribuíram uma temporada de verão especial em São Lourenço do Sul
Altas temperaturas, a condição das águas, claras e salinizadas, além das belas paisagens contribuíram uma temporada de verão especial em São Lourenço do Sul

Mais uma temporada de verão chega ao fim, mas esta de 2011/2012 foi especial para São Lourenço do Sul. As altas temperaturas aliadas à salinização da Lagoa dos Patos proporcionaram águas límpidas e quentes para os banhistas. Os pescadores da região comemoraram a excelente safra de camarão e tainha. E aliada à ajuda da natureza, esteve a infraestrutura completa oferecida pelo município aos turistas ávidos por um veraneio refrescante às margens da Lagoa dos Patos.

São Lourenço do Sul, localizada a 195 km ao sul de Porto Alegre, tem três belas praias de águas rasas e tranquilas: Nereidas, Ondinas e Barrinha. Nos cinco quilômetros de orla do município, os banhistas podem encontrar refúgio para o sol, por vezes escaldante, embaixo dos muitos plátanos, figueiras e coqueiros presentes à beira da lagoa.

O tempo seco e o calor intenso do verão de 2012 fez com que a água do mar entrasse em quantidade maior na Lagoa dos Patos, deixando-a mais salgada neste ano, conforme explica Sabine de Souza, bióloga da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de São Lourenço do Sul. Fenômeno como este não acontecia desde 2007. Em decorrência da salinidade, os banhistas são presenteados com uma água mais clara, sendo possível visualizar os peixes nadando.

Não só os banhistas ganharam com a maior quantidade de sal na água, as espécies marinhas migradoras vêm cumprir seus ciclos vitais na Lagoa dos Patos, deixando-a repleta de peixes e crustáceos, para a felicidade dos que vivem da pesca.

Pescador desde a década de 70, Djair Lopes de Oliveira, 59 anos, conta que a quantidade de camarão na Lagoa dos Patos neste ano foi uma grande surpresa para todos.

– Normalmente a água do mar entra na lagoa em outubro. Este ano foi mais tarde, acabou vindo somente em dezembro. Meus colegas e eu pensávamos que nem íamos ter safra de camarão nesta temporada –  lembra Oliveira.

A água quente e salgada é propicia para a reprodução de camarões, assim como a de tainha, como explica Oliveira. Dados da Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio apontam a super safra de camarão e tainha deste ano como uma das maiores dos últimos 10 anos. Esta marca se torna um importante registro no desenvolvimento da economia da região, já que cerca de 300 embarcações de pesca artesanal trabalham na captura do crustáceo em São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Tapes.
 
Lazer em São Lourenço do Sul

Uma série de atividades pode ser realizada nas águas da Lagoa dos Patos. Passeios de escuna percorrem durante uma hora as praias do município, sendo possível a quem está a bordo uma vista privilegiada das belezas naturais da lagoa. Aos amantes dos esportes, aulas de Windsurf e Kitesurf podem ser agendadas.

O interior do município reserva um cenário de paisagens naturais a ser explorado como mais uma opção de entretenimento. O ambiente rural pode ser apreciado no Caminho Pomerano, um roteiro desenvolvido para resgatar as raízes da colonização alemã presentes em elementos da arquitetura e culinária lourenciana. A Fazenda Sobrado, cenário importante na história da Revolução Farroupilha, também está aberta a visitação. No local, podem ser feitos passeios a cavalo.

Infraestrutura
O visitante que planeja sua visita a São Lourenço do Sul terá à sua disposição uma rede hoteleira com mais de 1,3mil leitos, nos 15 hotéis e pousadas, além de imóveis para locação por temporada. Outra opção para os turistas, é o Camping Municipal. O local tem capacidade para receber 1,2 mil barracas e trailers. Quem optar pelo acampamento, terá a sua disposição infraestrutura completa com cantina, supermercado, área de lazer com praça de brinquedos, canchas de areia para a prática de futebol, voleibol e bocha. Das churrasqueiras coletivas e 42 individuais estão distribuídas pelo camping que conta com oito conjuntos de sanitários, duchas ao ar livre, tanques e pias para a lavagem de roupas e utensílios domésticos.

Lagoa dos Patos
Com um comprimento de 280 km no sentido Norte-Sul e 60 km no seu ponto mais largo, no sentido Leste-Oeste, a laguna possui uma área superficial de 10.144km². A Lagoa dos Patos começa na ponta do Itapuã, ao Norte, e termina no Canal do Rio Grande, ao Sul, ponto em que se liga com o Oceano Atlântico, onde recebe as águas salgadas, as quais temporariamente ocupam grande parte da laguna.

Importante para o desenvolvimento do Estado, a Lagoa dos Patos foi durante muito tempo o meio pelo qual mercadorias e pessoas viajam entre Porto Alegre e Rio Grande, único porto do Rio Grande do Sul no século 18. Um século após, com a instalação da Colônia de São Lourenço, formada por imigrantes alemães, a navegação na Lagoa dos Patos teve um grande salto. Por suas águas eram transportados milhares de toneladas de produtos característico da produção da pequena Colônia como laticínios, suínos e derivados, trigo, centeio, cevada, aves, ovos, mel.

O historiador Jairo School Costa acredita que se não fosse a Lagoa dos Patos e sua navegabilidade o desenvolvimento da Província de São Pedro teria demorado muito tempo para acontecer. “Talvez esta área nem fosse brasileira, mas sim espanhola, pois o próprio deslocamento militar para defesa das fronteiras sulinas contou com a facilidade de navegação pela Lagoa dos Patos e Mirim”, destaca.

Mais informações sobre o turismo em São Lourenço do Sul podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, pelos telefones (53) 3251-9519, 3251-9518 e 3251-9500 ou pelo site www.saolourencoebomdemais.com.br ou www.saolourencodosul.rs.gov.br ou pelo email turismosls@gmail.com.

Informações: Comunicar Brasil – www.comunicarbrasil.com.br

Confira também:
Festa do Piquete de Bota e Bombacha de Cano Cheio dia 20 de setembro
Galeria de fotos do show de Leonel Gomez, no CTG Sinuelo
Rondas em CTGs, piquetes e escolas movimentam a gauchada no final de semana
CTG Sinuelo traz Leonel Gomez e mais atrações da terra no domingo
Moto Grupo Acanguaçu comemora 1° Aniversário
Divulgue o seu evento no Canguçu On Line
Noite Mexicana: galeria de fotos do Jantar Valores de Nossa Terra
Comentários
Total de comentários: 0 0 comentário(s) - Clique aqui e seja o primeiro a comentar
 
ENQUETE
Você pretende votar em candidatos da região nas eleições deste ano?
Sim. Isso trará mais recursos e alternativas para o município
Não. É mais importante o projeto do que o local de nascimento do político
Ainda não decidi
código captcha
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17.09.14
Festa do Piquete de Bota e Bombacha ...
17.09.14
Anvisa determina interdição de lote ...
17.09.14
Operações do Microcrédito na região ...
17.09.14
Envie foto do seu animal de estimaçã...
17.09.14
Carina Joias incentivando o cultivo ...
17.09.14
Sorteados na CNH Social devem inicia...
16.09.14
As propostas dos candidatos à Presid...
16.09.14
Normas da Anvisa suspendem comércio ...
16.09.14
Casa do Gaúcho: preços imbatíveis pa...
16.09.14
Arquiteta Michele Van Gysel: especia...
+
Comentadas
1
Homem que abusou de menina de 7 anos...
2
Ibope: Dilma tem 39% das intenções d...
3
Polícia investiga seis suspeitos env...
4
Coleta de lixo é terceirizada e pass...
5
CEEE faz desligamento de energia elé...
 
+
Lidas
1
Ônibus intermunicipais: veja os horários com...
2
Quer estar na moda pagando pouco? Então vem ...
3
Casa do Gaúcho: preços imbatíveis para a Sem...
4
Envie foto do seu animal de estimação para o...
5
Polícia investiga seis suspeitos envolvidos ...
Canguçu On Line - O Jornal diário de Canguçu © 2010 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Comunicar Brasil